sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Aprenda a se depilar/epilar

Antes de começar qualquer tratamento na pele é imprescindível a higienização da aréa que será tratada, no caso da epilação/depilação ao manipular aparelhos e cera sem a devida higienização você poderá infectar  a região com bactérias e fungos que poderão causar problemas graves e difíceis de serem tratados.
Segue algumas dicas para uma boa depilação/epilação:
  • Use uma loção de limpeza para higienizar a área, retire o excesso com água, em seguida com um algodão passe a loção de hortelã que confere limpeza e certa dormência aliviando um pouco a dor causada pela retirada dos pêlos.
  • Observe o sentido de crecimento do pêlo, a loção de hortelã deve ser passada no sentido contrário do crescimento  e a cera  no sentido do crescimento do pêlo e puxada no sentido contrário rapidamente.
  • Faça toda epilação de modo a passar a cera uma única vez em cada área para evitar possíveis queimaduras e manchas, a cera fria quando utilizada repetidamente num mesmo local pode causar assaduras, portanto, todo cuidado é pouco.
  • Ao término da retirada dos pêlos passe o óleo removedor de cera e retire com água, sem esfregar o local, pois já estará bastante sensível.
  • Finalize com o gel calmante e bloqueador solar.
Não esqueça que a exposição ao sol só poderá ser após  72 h e não deverá usar nada ácido no local.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Verão e os Cuidados Com a Depilação

Durante o verão as mulheres costumam fazer loucuras para conseguir um bom brozeado, com isso esquecem dos cuidados com a pele e principalmente com a depilação, a maioria delas saem direto da cama da depiladora para a praia ignorando os riscos e problemas que isso poderá causar a sua pele.
Antes de enumerar os cuidados, vale lembrar que o Brasil  possui o privilégio da miscigenação que confere características ímpares aos brasileiros podendo ser boas e também gerar alguns problemas como a hiperpigmentação que é muito comum principalmente nas mulheres brasileiras, esses problemas podem ser agravados com a falta de cuidados durante o processo depilatório.
Para começar você deve procurar um salão de sua confiança, que siga os padrões de segurança e higiene durante o processo depilatório,  caso não conheça procure entre suas amigas uma indicação.
O ambinte deve estar limpo, ventilado, com equipamentos e materiais necessários e adequados para a realização do serviço.
A depiladora no ato da epilação (termo correto para esse processo), deve dispor  de um bloqueador ou creme pós depilatório com protetor solar, o FPS deve ser acima de 15, pois nesse caso deve-se evitar os raios solar diretamente na pele epilada.
A depilação deve ser feita com 72 h antes e depois da exposição ao sol, pois o processo elinima os pêlos que funcionam como um protetor solar naquela área, sua retirada pode causar lesões, manchas escuras e brancas, as manchas escuras podem ser tratadas e seus resultados serão vistos após um longo período de tratamento, no caso das manchas brancas são permanentes não existe qualquer tipo de tratamento, esse tipo de mancha é mais comum após a depilação (processo realizado com o barbeador) e a exposição ao sol em seguida, sem um filtro solar.
Para evitar esses problemas deve-se fazer uso do bloqueador solar diariamente independente da exposição ao sol, faça a epilação pelo menos três dias antes de ir a praia e se tiver bronzeada deixe para epilar após três dias, nesse período a pele está muito sensível, não faça a epilação em casa, dê preferência a um profissional da sua confiança, que se paramente da maneira correta, fazendo a degermação e utilizando as luvas.
Siga esses conselhos e tenha um verão saudável e sem sustos.
Aproveite.